Dada a largada para o E-Prix de São Paulo em 2024
- Beatriz Barbosa
- 1 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Com a presença de autoridades e pilotos, evento de divulgação da segunda corrida da Fórmula E no Brasil foi realizado em São Paulo

A Fórmula E aterrissa para a segunda edição do E-Prix de São Paulo no dia 16 de março de 2024. Antecipando as novidades para a próxima corrida no sambódromo do Anhembi, a prefeitura de São Paulo em conjunto com a Fórmula E, realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (31).
O evento contou com a presença de Ricardo Nunes (prefeito da cidade de São Paulo), Gustavo Pires (Presidente da SPTuris), Alberto Longo (Cofundador da Fórmula E), Giovani Guerra (presidente da CBA) e com a participação dos pilotos Lucas Di Grassi (ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (ERT).
Após a abertura oficial do evento, onde Alberto Longo agradeceu o apoio da prefeitura para a realização da corrida no Brasil, salientando o desejo antigo de trazer a categoria para cá e que sem esse apoio dificilmente o projeto sairia do papel, as autoridades presentes discorreram sobre os projetos da cidade e a preparação para a corrida do próximo ano.
Calendário de 2024
Recentemente, a Fórmula E divulgou o seu calendário para 2024. Além das pistas tradicionais da categoria, a China está retornando com uma etapa em Xangai e o Japão estará estreando com uma corrida em Tóquio, colocando a FE nos grandes centros do mundo.
"Nós vamos estar nos países mais populosos do mundo e claro, é sempre um desafio... Esse é o calendário mais incrível que a Fórmula E já teve desde a sua criação e estamos na expectativa", declarou Alberto Longo.
Preparativos para o E-Prix de São Paulo
Um dos grandes destaques da coletiva foram as novidades para o próximo ano em termos de estrutura para a corrida em São Paulo. Apesar de poucos detalhes revelados, um dos pontos importantes citados pelo prefeito Ricardo Nunes foram os investimentos em sustentabilidade para cidade.
Um dos projetos da prefeitura é substituir, gradativamente, os ônibus movidos a diesel, já que visam instalar novos 600 ônibus elétricos na cidade de São Paulo até o final deste ano e a meta é que sejam 2.400 até o fim de 2024 em circulação na cidade.
Também está ocorrendo a ampliação de parques com área verde. De acordo com Ricardo Nunes, essa área foi expandida de 42% para 52% no último ano.
"A realização de grandes eventos com a geração de emprego e renda faz parte da nossa estratégia. E nossa administração segue comprometida com a sustentabilidade e a mobilidade elétrica, o que é a marca da Fórmula E", destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara durante a coletiva de imprensa.
(Foto: Beatriz Barbosa)
Além das pautas de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, foi divulgado que em 2024, o Fan Village - área de entretenimento para o público no E-Prix com lojas, jogos e alimentação - contará com mais atrações e melhorias na estrutura. A previsão é que o evento dure até às 22h, mas não foram revelados mais detalhes sobre quais serão as novidades para os fãs.
Alberto Longo reforçou que o objetivo principal da próxima edição é sanar os problemas que aconteceram no evento anterior.
Expectativas dos pilotos para o E-Prix de São Paulo
Lucas Di Grassi comentou sobre o processo para trazer a Fórmula E para o Brasil. Um planejamento que começou em 2013 e só foi concretizado recentemente. O piloto reforçou o agradecimento para a prefeitura e salientou a importância desse interesse, colocando São Paulo entre as principais capitais sustentáveis.
"Como paulista, é um orgulho ter a Fórmula E aqui em São Paulo. Eu estou de volta na minha equipe original, na equipe que eu ganhei minha primeira prova, a equipe que eu ganhei o campeonato mundial em 2017 e tô mais animado esse ano. Espero poder fazer uma corrida melhor do que o E-Prix do ano passado e espero que tenha um brasileiro, seja eu ou o Serginho (Sette Câmara) levantando a bandeira aqui em São Paulo", disse Di Grassi.
Sérgio Sette Câmara reforçou como o primeiro evento em solo brasileiro foi um sucesso, na visão do piloto, comparado a outros eventos. E-Prix de São Paulo já se tornou uma das principais etapas da Fórmula E.
Para o mineiro, com mais quatro anos de contrato, a perspectiva é que o evento siga crescendo cada vez mais.
"Eu como brasileiro fiquei muito feliz e orgulhoso em ver o evento acontecer aqui em casa. Como piloto, é uma pista que proporcionou uma corrida muito interessante. Foram 114 ultrapassagens e a quarta corrida com mais ultrapassagens no campeonato. Aquela reta do sambódromo é muito longa e de alta velocidade, então, foi uma etapa que todos nós temos que nos orgulhar", ressaltou Sette Câmara.
Ainda falando sobre a corrida em São Paulo, o mineiro destacou os seus objetivos.
“Assim como o Lucas, eu espero poder estar fazendo um resultado melhor no próximo ano. Esse ano eu até classifiquei bem, mas fui punido depois e precisei largar lá do fundo, então não foi a melhor corrida em termos de classificação para mim. Espero fazer uma etapa melhor em casa em 2024", disse.
Explicando sobre o próximo ano, o piloto da ERT também destacou que o prognóstico realista para o seu carro é a briga pelo meio do pelotão e que espera ao menos pontuar na etapa em casa.
Venda de ingressos
A venda oficial dos ingressos para a etapa de 2024 já começou. A primeira novidade começa pelo site de vendas, que passa a ser o Eleven Tickets. Os valores dos ingressos variam entre 300 e 375 reais. Também estão disponíveis a meia-entrada para estudantes e PCD e a modalidade de meia-solidária.
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