top of page
Foto do escritorSonia Cury

Jaguar mostra a sua força durante o E-Prix de São Paulo

Em um pódio dominado pelo trem de força da Jaguar, as expectativas de uma briga pelo título começam a crescer



A vitória de Mitch Evans no E-Prix de São Paulo no último sábado (25), com Nick Cassidy em segundo e Sam Bird em terceiro, trouxe uma fagulha de esperança para um time que estava passando por momentos complicados nas últimas etapas. Além disso, o resultado destaca a consistência da Envision na temporada.


Apesar do pódio conquistado por Sam Bird na rodada 2 em Diriyah, as coisas não se desenrolaram bem para a Jaguar ao longo das etapas seguintes, com direito a batida entre companheiros de equipe e problemas no carro. Por outro lado, a Envision estava conseguindo ser mais eficiente ao longo das corridas, indicando que havia um caminho e que o trem de força da Jaguar era forte o bastante para brigar por pódios, o que faltava era uma estratégia mais efetiva e boa sorte.


Em São Paulo, o ritmo da equipe inglesa se mostrou forte logo na classificação. Os dois pilotos conseguiram avançar para a fase de duelos e se enfrentaram nas quartas de final que teve Mitch Evans como campeão. O neozelandês acabou caindo nas semifinais para Antonio Felix da Costa, por isso, largou da terceira posição, enquanto Sam Bird largou em quinto.


A corrida foi bastante agitada e a pista proporcionou muitas disputas acirradas. A Fórmula E contabilizou que no total foram 114 ultrapassagens ao longo de a toda prova.


O ritmo forte de Da Costa e Vandoorne na primeira metade da prova, fez com que as expectativas em ver os dois no pódio aumentassem, mas a Jaguar soube tirar o máximo do que a pista tinha a oferecer. A boa estratégia combinada com a utilização do Modo Ataque no momento certo, permitiu que não somente a equipe Jaguar terminasse em P1 com Mitch Evans e P3 com Sam Bird, como o seu trem de força terminou também em P2, graças ao desempenho de Nick Cassidy pela Envision. Cassidy arriscou bastante e ainda brigou ferrenhamente pela vitória na última volta com seu compatriota, entretanto, não conseguiu ultrapassá-lo.


Mitch Evans comemorando a vitória no E-Prix de São Paulo (Foto: Formula E)


Depois da celebração em um pódio carnavalesco em cima de um carro alegórico com onças pintadas - que mesmo não sendo o animal que representa a Jaguar, rendeu ótimas fotos dos pilotos em cima das onças - e onde os fãs puderam entrar na pista para conferir de perto, os pilotos do pódio seguiram para a coletiva padrão da Fórmula E com os três primeiros colocados e depois compareceram no painel de entrevistas, onde junto com os outros pilotos do grid atenderam a imprensa.


Sam Bird, que não desgrudou de seu troféu por nenhum segundo e ainda ficou além do tempo estipulado falando com a imprensa, conversou brevemente com o Entre Fórmulas sobre correr no Brasil, o grande resultado da Jaguar no E-Prix de São Paulo e as expectativas em relação ao desempenho da equipe nas próximas etapas do campeonato.


“A experiência no Brasil tem sido incrível, os fãs são demais e foi uma corrida muito movimentada e empolgante de se assistir. Hoje a nossa performance estava forte. Eu sinto que eu tinha chance de ganhar hoje, mas devido a tudo que eu passei recentemente, eu senti que era melhor eu não forçar e ficar em terceiro. Mas estamos indo na direção certa como equipe e isso (o resultado da corrida) é o que nos motiva, o que nos faz ter força para tentar crescer ainda mais”, disse.


Sam Bird durante o painel de entrevistas (foto: Sonia Cury/Entre Fórmulas)


Com um sorriso estampado no rosto e com um samba tocando de fundo, Mitch Evans destacou o quanto a equipe estava precisando de um momento como esse para renovar as energias e poder extravasar um pouco da tensão devido aos resultados negativos das últimas corridas.


“Ter eu e o Sam no pódio, assim como o Nick que usa o trem de força da Jaguar na Envision, é algo importante. Essa pista é muito desafiadora, principalmente, quando você está na frente. O Nick estava muito rápido, consegui fechá-lo por um momento, mas na curva seguinte ele já estava no meu pé de novo. Não foi fácil lidar com isso e cuidar da energia, mas deu tudo certo.”


A animação da equipe deu pra ser notada em todo o lugar que você andava no paddock, com direito a gritos, engenheiros jogados no chão e se amontoando em cima dos carrinhos elétricos de quatro lugares que usavam para se locomover e que, no fim, transportou mais gente do que isso na hora da celebração do pódio.


É essa a energia que a Jaguar espera ter até o final do campeonato e como Sam Bird mesmo disse em um momento durante a entrevista realizada com ele, esse é “o momento da equipe celebrar e se permitir relaxar por um instante, porque assim que acaba o dia da vitória, todos voltam a trabalhar visando a próxima etapa”.


A Fórmula E terá uma pausa de 4 semanas até fazer o seu retorno na rodada dupla em Berlim. Além disso, o teste de rookies da Fórmula E também irá acontecer na Alemanha e serve de parâmetro para termos uma noção dos futuros nomes que podem integrar o grid da categoria nas próximas temporadas.

Comments


bottom of page