Maserati pode ter um piloto da Fórmula E como chefe de equipe
Após duas temporadas trabalhando na DS Penske, Oliver Turvey pode começar um novo caminho na equipe ítalo-monegasca
Depois de 8 temporadas como piloto da NIO (atualmente chamada de ERT), o piloto Oliver Turvey deixou a equipe na temporada de 2023 para assumir o cargo de conselheiro esportivo e piloto reserva na DS Penske, entretanto, é de conhecimento geral que o britânico também desempenha outros papéis dentro do time. Agora, rumores apontam que ele pode se tornar o novo chefe de equipe da Maserati.
Além de piloto, Turvey é formado em engenharia pela Universidade de Cambridge e teve uma carreira acadêmica de excelência, recebendo diversos reconhecimentos pelos projetos realizados durante a sua fase universitária.
Durante o período em que esteve na NIO, Oliver não só atuou como piloto, mas participou ativamente dos trabalhos realizados nos carros devido ao seu conhecimento na área. Por esse motivo que a DS Penske demonstrou interesse no britânico quando o mesmo deixou o time anglo-chinês ao término da 8ª temporada.
Com 36 anos e sem pretensão de voltar a correr, um novo caminho pode estar na mira de Turvey, já que desde a rodada dupla da Fórmula E na Arábia Saudita no final de janeiro, alguns rumores vem circulando sobre a possibilidade do ex-piloto fazer de Mônaco o seu novo lar.
O novo chefe de automobilismo da Stellantis, Leo Thomas, teria comparecido ao E-Prix de Diriyah para conversar com Turvey sobre a possibilidade dele assumir um cargo ainda não especificado dentro da Maserati.
Thomas atuou por anos na DS Penske, integrando a equipe de 2017 a 2021 e mesmo que não tenha trabalhado diretamente com Oliver, o contato é constante uma vez que a DS - assim como a Maserati - faz parte do grupo Stellantis, por isso, é de conhecimento de Thomas a grande capacidade que Turvey tem de lidar com pessoas e gerir projetos.
O ex-piloto da NIO vem trabalhando ativamente dentro da DS Penske ao lado de Jay Penske (chefe da equipe), Nigel Beresford (gerente da equipe) e Eugenio Franzetti (diretor de automobilismo da DS Performance), o que ampliou ainda mais o seu entendimento do negócio e de como funciona essas áreas de uma maneira mais concreta.
Turvey passando orientações para Vandoorne (foto: Andreas Beil/Formula E)
Até mesmo os fãs de Fórmula E costumam brincar nas redes sociais ao longo das transmissões da categoria, afirmando que o verdadeiro chefe de equipe da DS Penske é o Oliver Turvey, porque em diversas situações onde a câmera mostra os chefes das equipes, Turvey sempre aparenta estar mais à frente do comando do time do que o próprio Jay Penske.
Com tanto burburinho pelo paddock sobre a constante evolução do britânico, a Maserati - que desde que dispensou James Rossiter em outubro de 2023 ainda não arranjou um substituto - parece estar interessada nos serviços de Oliver Turvey.
A equipe ítalo-monegasca começou 2024 tendo que improvisar um chefe de equipe, por esse motivo, o cargo tem sido ocupado de maneira provisória por Jose Aznar Botella, co-proprietário da MSG, que administra uma parte da Maserati.
Entretanto, ainda há dúvidas se Turvey vai deixar a Penske para ir para a Maserati e caso ele vá, muitos acreditam que será para uma posição diferente. Afinal, seria estranho contratá-lo para essa posição, sendo que o caso de Rossiter foi similar ao dele por se tratar de um ex-piloto que deixou tudo para trás para se dedicar a função de chefe de equipe.
Será que fariam a mesma coisa novamente em um tão curto período de tempo? Até porque se fosse para substituir Rossiter por outro piloto, não seria mais fácil apenas tê-lo mantido no cargo?
Uma outra opção viável, seria a de Oliver ingressar na Maserati com alguma função na equipe de engenharia, uma vez que ele é um profissional da área e a equipe tridente perdeu peças importantes não só para outras equipes do grid da Fórmula E, como também para equipes da Fórmula 1.
Turvey poderia auxiliar Cyril Blais, novo engenheiro chefe da Maserati, no desenvolvimento de projetos para o carro e melhorias da performance do time, de maneira que possa assumir posições ainda maiores no futuro.
A realidade é que não é o ideal que se cumpra mais de uma função dentro de uma equipe e embora isso aconteça com frequência no mundo do automobilismo, ninguém consegue desempenhar 100% aquilo que foi contratado para fazer se precisa ficar “tapando buraco” e é isso que vem acontecendo com Cyril, que era engenheiro de pista de Maximilian Günther até o ano passado e com as mudanças internas na Maserati, foi promovido para o cargo de chefe de engenharia. Além disso, devido à falta de um chefe de equipe na Maserati, Cyril foi quem compareceu à coletiva de imprensa destinada aos chefes de equipe no E-Prix de Diriyah, já que Aznar Botella estava ocupado com outros compromissos referentes a MSG.
Ainda não se sabe as razões da saída de James Rossiter da Maserati, mas, talvez em 2025 as coisas fiquem mais claras caso ele apareça como chefe de uma outra equipe do grid.
Enquanto isso, Turvey pode ser o respiro necessário para uma Maserati que vem apresentando uma constante evolução desde o meio da temporada de 2023. Além disso, caso ele atue junto com Blais, a sua nova função teria uma importância maior do que o cargo que ocupa atualmente na DS Penske.
Porém, nada foi confirmado e Oliver Turvey segue na garagem da DS Penske ansiando por uma oportunidade de fazer mais. E se membros do grupo Stellantis podem fazer essa ponte entre os times, talvez, arranjar um cargo dentro da equipe ítalo-monegasca seja exatamente a oportunidade que Turvey precisa para alavancar em sua nova carreira dentro do automobilismo.
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