Teste de Novatos da Fórmula E irá acontecer na Alemanha e na Itália
- Sonia Cury
- 26 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Seguindo o mesmo modelo do ano passado, a Fórmula E vai realizar dois testes de novatos e as datas foram escolhidas de forma que não haja conflito com o calendário da Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy

Repetindo o que foi feito no ano passado, a Fórmula E vai seguir os moldes de fazer o Teste de Novatos em Berlim e um treino livre especial, chamado de Treino Livre 0, em Misano (que em 2024 substituiu Roma como a etapa italiana no calendário da categoria elétrica).
O treino livre adicional para novatos deve ocorrer no dia 12 de abril, sexta-feira que antecede a primeira corrida da rodada dupla na Itália, enquanto que o teste completo de novatos acontecerá na segunda-feira, 13 de maio, após a rodada dupla do E-Prix de Berlim.
No ano passado, a Fórmula E fez uma alteração em seu regulamento esportivo, onde assim como na Fórmula 1, um piloto novato teria que assumir o volante em alguma sessão de treino livre. Porém, após protestos das equipes por uma questão de segurança e prevendo uma possível batida de um novato com algum outro piloto regular do grid, o que poderia atrapalhar a disputa no campeonato - e isso se torna ainda mais relevante para a Fórmula E uma vez que tudo acontece em um único dia -, a categoria voltou atrás e decidiu fazer uma sessão especial de treino livre apenas para pilotos novatos.
Seguindo esse modelo, o E-Prix de Misano terá um Treino Livre 0 e cada equipe do grid poderá colocar um piloto para participar, sendo que esse piloto não pode ter competido previamente em nenhuma corrida oficial da Fórmula E.

Robert Shwartzman testando pela DS Penske
em 2023 (Foto: DS Automobiles/Formula E)
No caso de Berlim, ocorrerá o Teste de Novatos um dia depois da corrida em Tempelhof e cada equipe deverá inscrever no mínimo dois pilotos.
Vale ressaltar que os pilotos que participam dos testes passam por um treinamento de segurança e também precisam aprender todo o regulamento técnico da Fórmula E.
As datas foram escolhidas de forma que não haja conflito com o calendário da Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy - inclusive é esperado que alguma mulher seja chamada para os testes. A Fórmula E foi duramente criticada em 2023 por não contar com nenhuma presença feminina nos testes para rookies, sendo que mulheres no grid, tanto de maneira titular como na reserva, sempre foi uma realidade da categoria desde a sua estreia em 2014.
Os nomes dos pilotos participantes deverão ser revelados no final de março, mas especula-se que Caio Collet (Nissan), Zane Maloney (Andretti), Kush Maini (Mahindra), Taylor Barnard (McLaren) e Tim Tramnitz (ABT Cupra) estejam entre os possíveis participantes.
Comments